PESSOAS ASSEXUAIS (PARTE I)

PESSOAS ASSEXUAIS (PARTE I)

No mundo da reprodução biológica, a assexualidade significa que um único organismo pode produzir uma prole idêntica aos pais. Porém, quando o assunto é a sexualidade humana, ela se refere à ausência de atração sexual. O importante a entender na assexualidade, é que as pessoas que assim se identificam não são diferentes de qualquer outra, com exceção dos sentimentos distintos que têm em relação à atração sexual.

A assexualidade é uma orientação sexual que indica que certo indivíduo não sente atração sexual por pessoas de ambos os sexos. No entanto, um assexual pode manter relações sexuais, amar e ter um relacionamento normal com um homem ou mulher, chegando até ao casamento. A assexualidade não identifica algo que a pessoa escolheu, e sim o que ela sente, pois elas possuem necessidades emocionais e sentem atração por outros (como qualquer humano), mas sem qualquer fundo sexual.

  • Muitos assexuais são gays, lésbicas, heterossexuais, bissexuais ou pansexuais (sentem atração por pessoas de qualquer gênero ou orientação sexual).
  • A assexualidade não é a mesma coisa do que ter baixos níveis de libido, o que ocorre devido a problemas médicos ou de saúde, e nem é a repressão de desejos sexuais.

Como em qualquer orientação sexual, o rótulo de assexual é uma generalização que não explica ou representa todos os que se identificam com tal orientação. Todos os seres humanos são únicos, com características e individualidades próprias, e a orientação sexual existe num espectro de necessidades, desejos, interesses e atrações. A assexualidade é um termo geral, que inclui pessoas assexuais, assexuais-cinzas e demisexuais.

  • Os assexuais-cinzas (Grey-A) são pessoas que sentem atração sexual, mas com pouca frequência ou só até certo ponto.
  • Os demisexuais sentem atração sexual apenas pelos indivíduos com quem desenvolvem uma relação próxima.

A assexualidade é diferente de abstinência ou celibato, isto por que, a abstinência é a escolha deliberada de não se envolver em atividades sexuais, enquanto o celibato se refere a uma pessoa que por escolha própria, evita atividades sexuais e o casamento (ou a vida junto à outra pessoa). Tais escolhas podem ser feitas por razões religiosas, filosóficas, morais, entre outras. A assexualidade representa a falta de atração sexual, mas não de desejo sexual. Isso significa que os assexuais podem ser:

  • Abstinentes ou celibatos.
  • Ativos sexualmente através da masturbação.
  • Ativos sexualmente com parceiros.
A bandeira assexual é desenhada com quatro faixas horizontais iguais. De cima para baixo, as cores são preto, cinza, branco e roxo.
“Ace” (Ás) é um termo utilizado para se referir a indivíduos assexuais que se inspira no início da pronúncia em inglês (assexual – o início da palavra possui a mesma sonoridade), além de representar o ás de espadas, paus, copas e ouros, que são utilizados como símbolos da assexualidade.
Lembre-se de que "sair do armário" não é uma decisão fácil; se alguém revelar que é assexual, significa que essa pessoa confia muito em si. É importante saber que, a partir desse momento, nada mudará além da sua consciência em relação à orientação sexual da pessoa em causa.

O "A" na sigla LGBTTTA significa "assexual".

FONTE E CITAÇÕES:
http://www.asexuality.org/home/
http://www.asexuality.org/home/?q=overview.html
http://jezebel.com/interview-with-an-asexual-clarifying-what-i-got-wrong-a-1691087587
http://www.asexualityarchive.com/under-the-ace-umbrella/
http://www.therainbowhub.com/love-without-sex-understanding-asexual-relationships/
http://www.literallydarling.com/blog/2013/10/27/asexual-dating-sexual-world
Posted on 2016-06-21 SAÚDE SEXUAL 0 4107

Leave a CommentLeave a Reply

Blog categories

Últimos Comentários

Blog search

Compare 0
Prev
Next

No products

To be determined Shipping
0,00 € Total

Check out