DIA DO PAI
Aproxima-se a chegada de mais um dia emblemático, a homenagem à figura paterna da família cristã e dos seus antepassados, o dia do pai. Nunca é demais homenagear os supostos alicerces da nossa vida e nunca é demais relembrar a importância que a figura paterna teve e tem na nossa vida.
Eu tive sorte, o meu pai era um ser gentil, generoso, carinhoso e presente. Os meus irmãos já não tiveram essa sorte, filhos de um primeiro casamento, criados por uma mãe que nunca ultrapassou a separação e vítimas das circunstâncias da vida, foram filhos de pai ausente. Para os meus irmãos, o dia do pai não é um dia para homenagear antepassados, para mim é apenas mais um dia em que sinto a sua falta.
Um mesmo pai, duas histórias diferentes e agora quem tem razão? Ninguém. O meu pai perdeu três filhos, os meus irmãos não tiveram pai e a ex-mulher dele não conseguiu reatar o casamento. No final foi isto que restou, mágoas e mais mágoas…
Isto aconteceu há mais de 50 anos e nós continuamos a ser testemunhas de casos similares, portanto a nossa sociedade não evoluiu assim tanto e se é que evoluiu alguma coisa. A esses pais que não são heróis, são pessoas, com sentimentos, que apenas querem poder exercer o seu papel de pai, o meu sincero obrigado por ainda não terem desistido.
Não é garantida uma vitória, até porque o tempo passa, tempo precioso na vida de uma criança, que acaba por perder os laços com o seu pai. O tempo passa e aos olhos desta criança, o seu pai acaba por se tornar um estranho. Infelizmente é assim que a maioria das histórias acabam.
Só haverá uma verdadeira vitória, quando a justiça em Portugal deixar de ser vergonhosamente morosa ou quando as pessoas deixaram de defender apenas e só os seus interesses pessoais e pensem num bem maior, que são as crianças.
O nosso dever enquanto pais é proteger, respeitar e amar os nossos filhos, impondo limites, sabendo ouvir e amando-os acima de qualquer quezília pessoal. Em nome do meu pai que era o melhor pai do mundo, parabéns por este dia e por serem sem dúvida os melhores pais do mundo.
Patrícia de Souza
Blog categories